Tipos de Distribuidores

Distribuidor de placa porosa ou prensada:

Estas placas asseguram uma fluidização mais uniforme, no entanto, frequentemente, ocorre o fechamento dos poros pelas partículas finas ao longo do tempo e resistem mal aos ciclos térmicos. Estas são poucas as práticas em nível industrial.

Distribuidor de prato perfurado:

Os distribuidores de pratos perfurados são amplamente usados na indústria, porque são baratos e fáceis de fabricar. A Figura 1 ilustra diversas variações de um distribuidor de prato perfurado simples (Kunii e Levenspiel, 1991).


(a)Prato Poroso; (b) Bocal; (c) Bolha Cap; (d) Bocal Aberto
Figura 1- Tipos de distribuidores

Na Figura 1a tem-se um distribuidor, que consiste de dois pratos perfurados sanduíche com uma tela de metal que evita que os sólidos passem através dos orifícios, quando o fluxo de gás é interrompido. ) Uma variação deste distribuidor (Figura 1b) , é o uso de dois pratos perfurados alterados e sem tela. Porém, estes distribuidores apresentam problemas de rigidez, havendo deflexão, quando o leito é composto por partículas pesadas. Deve-se, então, reforçá-los, ou utilizam-se pratos curvos, como mostrado na Figura 1c. Os pratos curvos suportam melhor um leito de partículas pesadas e as tensões térmicas, e ajudam a conter a tendência de canais e borbulhamento que ocorrem preferencialmente próximo ao centro do leito fluidizado. Os distribuidores de pratos curvos para cima alcançam um bom contato, somente quando existe mais orifícios próximo ao perímetro que ao centro, sendo uma desvantagem para sua fabricação.

Alternativamente, grades de barras paralelas (Figura 1d) podem ser usadas. Estas barras podem ser consideradas como versões bi-dimensionais de pratos perfurados, tendo uso limitado.

Os diâmetros dos orifícios nos distribuidores de pratos perfurados tem média de 1 a 2mm em leitos pequenos e de aproximadamente 50mm para grandes unidades.

Os distribuidores de pratos perfurados apresentam uma desvantagem de não poderem ser usados em condições de operação como altas temperaturas ou em um meio altamente reativo.

Os metais mais comuns na fabricação dos distribuidores de prato perfurado são os cerâmicos e os metais porosos sinterizados.

Distribuidor do tipo Tuyeres e Caps (calotas):

Os tuyeres são distribuidores usados para condições de operação severas. O tipo prato múltiplo poroso, Figura 2a, fornece uma boa distribuição de gás acima de cada filtro, porém uma deposição das partículas entre os tuyeres adjacentes. Na Figura 2b, c e d deve-se a tuyeres utilizados para evitar a deposição de sólidos (gotejamento) para a caixa de vento, que é a região abaixo do distribuidor.


(a) Prato Poroso; (b) Bocal; (c) Bolha Cap; (d) Bocal Aberto
Figura 2: Distribuidores do tipo Tuyere (Kunni e Levenspiel, 1991)